domingo, 28 de dezembro de 2014

Antiquity jewelery more than 30 years. Antiguidades Bijutaria antiga mais de 30 Anos.


Estes colares, travessão vêem do século XX. Pertenciam a um dos poucos fabricantes de bijutaria de Portugal.
Vivia e trabalhava numa pequena aldeia dos arredores da cidade do Porto. Morava perto de minha casa. Nós, os moradores da aldeia o conheciamos pelo Srº Silva.
Engraçado!!!... Eu começei com o artesanato manual em 2009, não sabendo eu que iria ficar mais entusiasmada quando meu irmão me chega a casa com imensas reliquias de bijutaria, pedras em plástico, outras de vidro... botões de punho (já não tenho nenhum), brincos e outras peças tão antigas relacionadas com a bijutaria. Começei a sonhar com peças que se podiam fazer, outras fazê-las renascer... fiquei a transbordar de energia, ansiedade para trabalhar. Assim o fiz. Acontece que o meu Blog nasceu este ano (2014) e eu não tinha tirado fotos aos produtos que me foram oferecidos, para minha tristeza : ( .
Como as peças do Srº Silva foram parar ao meu irmão, muito simples: 
1º Srº Silva faleceu...
2º nenhum dos filhos quis continuar com o negócio...
3º os filhos tinham que fazer a divisão da herança
4º começaram por vendar as máquinas de tornos e outras, como queriam despachar todo o stock de bijutaria...
5º chamaram uma pessoa com transporte, para levar todo o "lixo" que não tinha sido vendido para ser levado para onde ele quisesse: é evidente que alguma bijutaria iria parar ao sucateiro e outros acredito que à lixeira.
6º e último: meu irmão está a passar pela casa do Srº Silva e vê a fazerem o "despejo das reliquias do Srº Silva" e pergunta porque razão estavam a fazer o que a fazer e o que iam fazer com essas reliquias. O Srº do transporte respondeu que era para deitar tudo fora. Meu irmão lembrou-se de mim e contou-lhe a minha história. 
"Minha irmã está desempregada e dedicou-se a fazer artesanato. Será que ela podia ficar com alguma coisa do que vai levar para o lixo? O Srº do transporte disse que podia ficar com tudo. Meu irmão ficou feliz e como era perto de nossa casa pediu que fizessem o transporte das "reliquidas" até minha casa. 
Quando vi a camioneta cheia de sucata perguntei: - O que se passa?
Meu irmão respondeu: - Mana agora vais ter mais material para trabalhar e vais obter peças tão antigas que tu tanto adoras.
Assim foi a história destas peças! E dos brincos que hei-de publicar mais tarde.
Tudo de bom, até à próxima!

4 comentários:

Recomender by me!